Posicionamento de Marca na Área da Saúde

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O perfil dos pacientes brasileiros vem se alterando ao longo do tempo. Mas essa mudança para o digital foi muito acelerada diante da grave crise sanitária instaurada pela pandemia de Covid-19. Nesse contexto, clínicas e profissionais de saúde precisaram se adaptar para atender a uma clientela, cada vez mais digitalizada e informada, e que busca por serviços de qualidade e que entreguem uma experiência única e eficiente utilizando o posicionamento de marca.   

Dessa forma, é preciso estar preparado para garantir uma agenda sempre completa de atendimentos, atraindo novos e fidelizando os antigos e, ao mesmo tempo, pensar em estratégias que garantam o estreitamento do relacionamento e o ganho da confiança. Para tanto, os investimentos em marketing digital se tornam grandes aliados no campo da saúde, proporcionando, inclusive, a manutenção da marca do profissional ou da clínica de saúde sempre bem posicionada na internet.

Entenda qual a importância do posicionamento de marca na área da saúde e de que forma o marketing digital pode ajudar o profissional de saúde a atrair e fidelizar mais pacientes.

Posicionamento de marca e marketing digital: entenda a importância na área da saúde
Na área da saúde, o branding vai te ajudar a trabalhar com a consolidação da sua imagem como médico (ou consultório, clínica), transformando o seu nome em referência.

Qual a importância do posicionamento de marca na área da saúde?

Ocupar posições de destaque nas páginas da internet e reunir milhares de seguidores nas redes sociais são, hoje, grandes estratégias para manter uma marca viva no imaginário das pessoas. Mas, para chegar a esses resultados, é preciso muito trabalho executado e planejado de acordo com o público que se deseja conquistar.

O chamado marketing digital na saúde visa exatamente a despertar sensações, resolver uma “dor” e estabelecer conexões, mesmo que de forma inconsciente nas pessoas, que serão determinantes para a tomada de decisão na hora de escolherem os profissionais e os locais com quem e onde vão realizar seus exames, atendimentos e tratamentos de saúde.

Mas lembre-se: o principal objetivo da marca é impactar e influenciar positivamente os pacientes e, portanto, é essencial que as ações sejam pensadas e construídas com muito cuidado, para deixar essa impressão positiva na mente dos pacientes. 

De que forma o marketing digital pode ajudar o profissional de saúde a atrair e fidelizar mais pacientes?

O comportamento dos pacientes se alterou com a internet e, hoje, estar no ambiente virtual é praticamente obrigatório para toda clínica ou profissional de saúde que queira se diferenciar e se posicionar bem no mercado.

Como exemplo dessa mudança, basta pensarmos sobre as pesquisas que realizamos no Google ou nas redes sociais, antes de agendarmos uma primeira consulta com um especialista ou em clínica particular. E estar entre os primeiros posicionamentos nas pesquisas e possuir um bom engajamento nas mídias sociais, certamente, causará uma boa impressão no usuário, o que aumenta as chances de se tornar um futuro paciente.

Por outro lado, o especialista ou clínica, que não esteja atento ao novo cenário, perde a oportunidade de se tornar conhecido para mais pessoas, além de deixar de contribuir com informação de qualidade sobre saúde, o que é fundamental para a prevenção e controle de doenças. É importante destacar que o marketing digital é capaz de identificar os assuntos do campo da saúde que mais chamam a atenção dos usuários e, assim, entregar mais conteúdos de acordo com as preferências das pessoas.

Além disso, as redes sociais e o monitoramento de sites e blogs conseguem revelar, por meio das métricas de monitoramento e análise dos dados de produção, qual o comportamento do usuário que acompanha seus conteúdos e redes digitais, possibilitando segmentar ainda mais o seu público.  

Mas atenção: fortalecer a sua marca, utilizando as ferramentas digitais disponíveis no mercado, não significa que o médico ou o profissional de saúde precise, obrigatoriamente, mudar a sua forma de agir e cuidar. Pelo contrário: o que o marketing digital oferece são mais possibilidades de comunicação e relacionamento com os pacientes, aumentando as chances de conquistar uma clientela fiel.

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