Estratégia de SEO na área da saúde: porque investir

Estratégia de SEO na área da saúde: porque investir

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A tendência dos usuários que fazem buscas na web (Google, por exemplo) é visitar as páginas sugeridas logo nas primeiras posições. Por isso, uma boa estratégia de SEO na área da saúde deve ser criada ao pensar em atrair novos pacientes.

Profissionais e gestores precisam ter em mente que os sites apresentados na primeira busca não estão lá por acaso, e sim por um mecanismo capaz de otimizar o conteúdo presente para melhor posicioná-los: o SEO. Dessa forma, é possível atrair um quantitativo expressivo de pessoas interessadas nos serviços ali oferecidos.

A sigla da expressão “Search Engine Optimization” se traduz para o português como “Otimização para Motores de Busca”. O SEO tem como finalidade principal auxiliar no posicionamento de um site nos resultados de busca de forma orgânica. Ou seja, sem a necessidade de fazer uso de mídias pagas. Mas será que é mesmo necessário investir em estratégias de SEO para os sites relacionados à área médica? Veja a seguir.

Por que devo otimizar um site para mecanismos de pesquisa na internet?

O marketing médico é uma área que requer frequente atualização sobre as mudanças de comportamento das pessoas, incluindo o mundo digital. As pessoas estão se habituando a buscar informação na internet, antes da tomada de decisão. E isso serve para compras de roupas, livros, alimentos, entretenimento, cursos, entre outros consumos, que incluem os cuidados com a saúde.

Logo, torna-se claro que os pacientes (atuais e futuros) podem estar na internet em busca de soluções para o seu “problema” de saúde. E, quando se deparam exatamente com aquilo que eles estavam procurando, as chances de acessar novamente a página e chegarem a agendar uma consulta para atendimento aumentam consideravelmente.

Mas atenção: para que o paciente consiga descobrir a sua existência diante de tamanha concorrência no mercado, é preciso muito trabalho, que envolve etapas de planejamento estratégico, antes de chegar à execução.

E quais são as estratégias de SEO existentes para a área médica hoje?

Existem diversas formas de se planejar estrategicamente o conteúdo a ser divulgado em um site, com elaboração de campanhas estruturadas e foco nos resultados. É preciso conhecer muito bem a sua concorrência, comparando-a com os seus objetivos, o que pode representar oportunidades e ameaças.

Mas, para chegar a esse ponto, os envolvidos na campanha devem ter a sua persona muito bem definida, pois toda a estratégia de comunicação será voltada para atingir esse público específico, tendo como prioridade solucionar os problemas desse grupo.

Como aplicar as estratégias de SEO?

Cada elemento textual deve ser detalhadamente pensado para atingir o público-alvo. Nesse sentido, construir bons títulos, escolher termos corretos, estruturar o corpo do texto, imagens, vídeos, infográficos e legendas precisam respeitar as boas práticas de SEO. Logo, tudo isso facilita a compreensão dos algoritmos sobre quais conteúdos merecem ser entregues preferencialmente aos usuários.

Além disso, URL’s curtas (com palavras-chave corretas) e um site responsivo fazem com que os robozinhos compreendam a qualidade do seu conteúdo em relação à concorrência, melhorando os resultados. Assim, é importante destacar que o processo para ter um site otimizado é constante. Portanto, o trabalho não termina com a publicação de um conteúdo, já que é necessário monitorar o alcance e o engajamento com os usuários. Por isso, acompanhe as métricas e repense sobre os pontos fortes e fracos de cada campanha.

Uma estratégia de SEO na área da saúde aumenta suas chances de sucesso

Não basta ter um site com um belo visual para que ele atraia novos acessos. É preciso unir a estratégia de SEO na área da saúde e as ações de marketing de atração. Esse processo ajuda a melhorar a sua reputação no meio digital em relação à acirrada concorrência dos tempos atuais.

Ficou interessado no assunto? Nossos consultores estão preparados para tirar suas dúvidas sobre SEO no momento em que precisar. 

Por MarketMed Consultoria para a área da saúde

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