A importância de analisar o ROI do marketing em campanhas de clínicas e consultórios

Uma análise da importância do retorno sobre o investimento(ROI) em campanhas de marketing de conteúdo para clínicas e consultórios

O ROI do setor de marketing de uma instituição de saúde desempenha um papel muito importante – seja na gestão de um consultório, clínica ou hospital.

Ao calcular o ROI, escolhas mais assertivas podem ser feitas em relação às estratégias de marketing nas quais investir. Suponha que o foco do trabalho de marketing de uma clínica seja aumentar o número de consultas. Partindo de um bom planejamento, captar a rentabilidade mensal, gerada apenas pelo fluxo de consultas, será fundamental para comparações futuras. Continue a leitura para entender melhor.

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Uma análise da importância do retorno sobre o investimento(ROI) em campanhas de marketing de conteúdo para clínicas e consultórios

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Primeiro: o que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é a estratégia de marketing que usa conteúdo para atrair e manter clientes por meio da criação de conteúdo relevante em texto, vídeo, e-books, postagens em redes sociais etc.

Trata-se de uma técnica de marketing que não promove diretamente a marca, mas resolve um problema para atrair o público-alvo.

O marketing de conteúdo se concentra em atingir seu público-alvo e expandir sua rede de clientes, pacientes e prospectos, através de informações relevantes e valiosas.

Você comunica, abre espaço para engajamento e cria autoridade para que as pessoas tenham uma percepção positiva da sua marca. Como consequência, em médio e em longo prazo, você gera mais negócios!

E o que é ROI?

ROI é a sigla para Retorno Sobre Investimento.

É uma métrica usada para medir o quanto de retorno recebido em um investimento – neste caso, o investimento feito em campanhas de marketing digital aplicado a clínicas, laboratórios e hospitais.

Geralmente, o ROI é baseado em levantar a receita total, subtrair dela os custos e, em seguida, dividir esse resultado também pelos custos.

Exemplo:

Suponhamos que um laboratório investiu R $1.000em campanhas de marketing nas redes sociais, para captação de novos pacientes.

Após a circulação total da campanha, o ganho total atribuído a pacientes inéditos foi de R $10.000. Teremos:

ROI = (R$ 10.000,00 – R$ 1.000,00) / R$ 1.000,00

ROI = 9

ROI (%) = 9 x 100 = 900%

Um resultado surpreendente, equivalente a um retorno de 9x do valor investido, tornando o laboratório 900% mais lucrativo.

A importância de analisar o ROI sobre o marketing na área da saúde

É extremamente importante analisar o ROI, para determinar o sucesso de uma campanha de marketing de empresas de todas as áreas – e, tratando-se da área da saúde não é diferente.

Analisar o ROI ajuda a entender onde o seu investimento está sendo usado e se está sendo usado de forma eficaz. Isso permite que você veja o retorno real sobre o seu investimento e tome melhores decisões sobre seu orçamento de marketing.

Além disso, ajuda você a avaliar se o seu investimento é ou não rentável.

Para a saúde financeira de clínicas, hospitais e laboratórios, esse balanço é indispensável.

Técnicas de análise do ROI sobre o marketing de instituições de saúde

Existem algumas técnicas predeterminadas para análise de ROI, como por exemplo:

●     Análise de custo-benefício

●     Análise de retorno sobre o investimento

●     Análise de custo por unidade

●     Análise de fluxo de caixa descontado

●     Análise de payback

Cada uma dessas técnicas tem seu próprio conjunto de regras e é preciso decidir qual delas se adapta melhor à sua campanha de marketing focal.

Como isso pode ser complicado (por envolver análises oferecidas pelos canais digitais), um suporte especializado será bem-vindo.

Somente uma empresa especializada em marketing digital para a área médica tem o know-how para orientar as análises de ROI e para sugerir todos os ajustes necessários para que cada ciclo de campanha seja melhor aproveitado.

Essa é uma das soluções oferecidas pela MarketMed!

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