A importância do estudo de mercado

Postado: 14 de fevereiro de 2023

Fazer uma pesquisa de mercado sobre a área da saúde é o ponto de partida para o bom andamento de todas as atividades da sua clínica, hospital, laboratório ou instituição.

Basicamente, ela serve como instrumento para reunir informações relevantes ao andamento do negócio, auxiliando a tomar decisões mais assertivas, inovadoras e seguras.

A importância do estudo de mercado

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Por que fazer um estudo de mercado na área da saúde?

Na prática, os dados obtidos na pesquisa de mercado na área da saúde ditam o rumo das estratégias de comunicação e de atendimento e minimizam falhas comerciais e operacionais.

Ela funciona como um guia para:

●       Conhecer os comportamentos e hábitos de consumo dos seus clientes ou pacientes e definir o seu público alvo;

●       Identificar oportunidades de mercado baseadas na análise dos nichos que estão crescendo ou diminuindo;

●       Analisar as tendências nacionais e internacionais para a área da saúde;

●       Verificar a viabilidade de uma atividade e ainda estimar faturamento/ receita do empreendimento ao longo de sua vida útil;

●       Antecipar possíveis respostas e demandas dos clientes ou pacientes;

 ●       Verificar o trabalho da concorrência e, possivelmente, agregar parceiros.

Portanto, de maneira sistêmica, os achados da pesquisa de mercado sobre a área da saúde validam a rentabilidade econômica do negócio, evidenciam oportunidades e incentivam a melhora da qualidade dos serviços.

Como fazer um estudo de mercado na área da saúde?

A estrutura é baseada em 4 pilares iniciais, que são:

1. Definir o problema e o objetivo da pesquisa de mercado.

Pergunte-se o que você quer compreender com essa pesquisa de mercado?

Alguns exemplos são: qual tipo de atendimento meus pacientes preferem? Que tipo de procedimento meus pacientes procuram? Qual a chance do meu potencial cliente escolher a minha clínica para realizar sua blefaroplastia? Como posso me comunicar melhor com o meu público alvo?

2. Desenvolver a pesquisa na prática.

Planeje as perguntas pertinentes, tomando cuidado para que a pesquisa não fique cansativa.

3. Reunir todas as informações coletadas de maneira organizada.

Insira as respostas em planilhas e gere gráficos que facilitem a visualização das respostas.

Compare com resultados de pesquisas anteriores, se você os tiver.

4. Analisar os dados, tirar conclusões e arquitetar as tomadas de decisão.

Com as respostas organizadas, é importante debater os achados e estudar as possíveis causas.

Ao identificar as necessidades de mudança, inicia-se um novo planejamento – dessa vez focado em implantar melhorias.

Alguns formatos de pesquisa de mercado na área da saúde podem ser úteis.

  Pesquisa de hábitos de consumo na área da saúde

Essa modalidade pode ser realizada antes ou durante a abertura do negócio.

A pesquisa de hábitos de consumo aplicada à área da saúde é um estudo com potenciais clientes, que analisa informações básicas sobre os perfis a serem atendidos – como suas rotinas, necessidades, estilos de vida e preferências.

Os resultados permitem desenhar uma boa estratégia de marketing médico, além de incentivar serviços mais assertivos e completos. 

  Pesquisa de satisfação sobre os serviços prestados

Ela é utilizada para empresas que já estão em atividade e tem os objetivos de mensurar a qualidade dos serviços prestados e identificar possíveis melhorias.

Na prática, ela funciona como uma coleta de feedbacks que sinalizam o que está bom e apontam os pontos a melhorar.

Aqui entra em jogo toda a dinâmica de trabalho da instituição – desde o agendamento e do cadastro na recepção até o atendimento em si.

Pode ser enviada no pós consulta (pós atendimento) via e-mail ou pode ser solicitada através de um preenchimento manual presencial.

  Pesquisa para avaliar a força da marca

Formato de estudo para instituições da saúde já consolidadas, com mais de um ano de atuação. Aqui só interessam as informações diretamente ligadas à marca!

Esse tipo de pesquisa ajuda a entender como anda a construção da empresa no imaginário das pessoas. Portanto, são analisados os aspectos positivos e negativos da empresa, de maneira abrangente.

Ela pode ser feita de maneira primária, criada pela equipe administrativa ou por uma empresa especializada em marketing médico, ou de maneira secundária e generalizada, através da análise de informações já reunidas anteriormente por outras empresas do mesmo setor.

Publicado por: marketmed

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