Área Médica nas Redes Sociais: importância e case de sucesso

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Qual Rede Social um Médico deve usar?


Não basta estar nas redes sociais, é preciso estar na rede certa e participar. É muito importante que fique claro que o atendimento só é feito presencialmente e no consultório, além de seguir todas as determinações dos Conselhos Regionais e Federal de Medicina. Mas as redes sociais podem e devem funcionar como uma “extensão” do consultório com cunho educativo e informativo.

Um caso ético e de extremo sucesso:

Fazendo parte da carteira de clientes da MarketMed, a nutricionista Gabriela Zugliani apresenta um ótimo exemplo de sucesso e participação ativa nas redes sociais. Com mais de 400 mil seguidores, ela mantém perfil ativo no Facebook e no Instagram com conteúdo informativo e compartilhamento da própria rotina. Por não ser médica, ela possui um pouco mais de liberdade, mas ainda assim, seus posts são de interesse público e esclarecedores.


Uma prática que notamos bastante eficaz foi sempre separar um tempo para responder as dúvidas e até elogios dos seguidores. O tempo dedicado a essa atividade aumentou em 30% o engajamento, (interação dos seguidores na página seja comentando, compartilhando ou curtindo) e no aumento mensal de 10% do número de seguidores.

Gabriela Zugliani em números:

450 mil – número de seguidores no Instagram
131 mil – número de seguidores no Facebook
8.200 – média de curtidas por post
108 – média de comentários em cada postagem
94 – média por semana de mensagens no Direct
42 – média por semana de mensagens inbox
194 – média mensal de compartilhamentos de conteúdos
104 – média mensal de citações em páginas e comentários

Dados atualizados em 25/06/2019
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Para ter o sucesso, além da ética, é preciso combinar uma análise detalhada das informações que as redes disponibilizam como: saber em qual horário seu público está ativo, os dias que as postagens são bem mais aceitas, uso estratégico de todas as ferramentas oferecidas pelas redes, como hashtags, postagens multimídias, vídeos e GIFs, saber qual assunto está no “Top Trends” sendo mais buscado pelo público, entre outros fatores.


Fique atento às necessidades específicas do seu público e em qual rede você deve estar. Lembre-se que mais importante que estar presente é se fazer presente. Não faça um perfil se não tiver a intenção de participar e interagir com seus pacientes.

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