Marketing odontológico: a segmentação pode ser muito lucrativa

O marketing odontológico envolve o processo de criar, comunicar e entregar ofertas que criem valor para os pacientes e promovam a visibilidade e o sucesso do consultório.

Através de publicidade, conteúdos relevantes, interações e outras estratégias, as campanhas são capazes de promover todos os serviços oferecidos, divulgar profissionais e, em médio prazo, firmar uma marca forte e confiável.

Marketing odontológico: a segmentação pode ser muito lucrativa
O marketing odontológico envolve o processo de criar, comunicar e entregar ofertas que criem valor para os pacientes e promovam a visibilidade e o sucesso do consultório.

Navegue pela matéria:

Vantagens da segmentação em marketing odontológico

Hoje, além de um atendimento de qualidade, os pacientes procuram profissionais especialistas e experiências personalizadas e totalmente adaptadas às suas necessidades.

Quando afunilamos as estratégias de comunicação e partimos para o marketing odontológico segmentado, direcionamos as mensagens da campanha de forma estratégica para esses grupos específicos de pacientes.

É isso que acontece em clínicas de odontopediatria, odontogeriatriae de odontologia estética, por exemplo.

Tratando-se do marketing digital, usar essa técnica permite mandar mensagens mais diretas (como para crianças, pessoas com doenças crônicas ou idosos), eleva as chances de atingir o público-alvo e, consequentemente, eleva também as chances de conversão.

Como praticar o marketing odontológico segmentado?

Uma das táticas frequentemente oferecidas pela MarketMed a seus clientes da área da saúde (incluindo dentistas autônomos e clínicas de todos os portes) é construir campanhas dinâmicas, extremamente segmentadas e orientadas por dados agrupados, de acordo com interesses, comportamentos ou dados demográficos comuns.

Essas informações dizem respeito ao processo de identificação de clientes potenciais, dentre todos os usuários da plataforma que escolhemos utilizar – e, é claro, os algoritmos nos ajudam muito!

Se este é um termo novo para você, saiba que os tais algoritmos se baseiam em recursos de processamento de linguagem e parecem compreender o comportamento do consumidor ou usuário da rede. Isso permite identificar rapidamente os padrões que se formam entre diferentes tipos de clientes – incluindo faixa etária; especificações de gênero; status socioeconômico etc.

Passo a passo do marketing odontológico segmentado

1. Determine seu público-alvo

Antes de iniciar qualquer processo de segmentação para o lançamento de um produto ou serviço odontológico, determine a quem exatamente ele atende melhor. Isso é fundamental para garantir a máxima relevância para todos os empreendimentos futuros.

Pense em faixas etárias, interesses, hobbies e localizações geográficas. Esses fatores desempenham um papel importante na personalização de conteúdo para diferentes conjuntos de clientes e dizem respeito à sua disposição para pagar por determinados produtos ou serviços.

Quer um exemplo de público?

➔    Mães de 30 a 40 anos, procurando tratamentos ortodônticos infantis em clínicas perto da escola de seus filhos.

2. Ofereça ao público-alvo aquilo de que ele precisa

Tendo desenhado o seu nicho, procure saber do que ele precisa e trabalhe a resolução desses anseios do marketing de conteúdo e do marketing digital.

3. Analise os dados de desempenho e siga em frente

Criar uma boa campanha de marketing odontológico que pareça ideal não é suficiente.

É preciso gerenciar seu desempenho, analisando as estratégias aplicadas, rastrear novas palavras chaves, novos termos, novas ferramentas disponíveis. O trabalho do marketing odontológico segmentado é feito de vários ciclos!

Lembre-se de alinhar as metas antes de lançar as próximas campanhas, tendo em mente a otimização dos investimentos em relação às impressões e aos cliques.

O processo é exigente, mas a lucratividade tende a ser significativamente maior!

Ao dedicar tempo e esforço para segmentar seu público de maneira eficaz, você pode se destacar rapidamente dos seus concorrentes e obter o máximo de resultados em pouco tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *