Entenda por que a segmentação de público é importante na área da saúde

Postado: 6 de dezembro de 2022

Você sabia que uma boa estratégia de marketing pode ajudar profissionais de saúde a superar dificuldades e crises? Mas para que o trabalho seja efetivo, é necessário estar atento ao perfil dos pacientes, como se comportam, o que buscam e esperam do serviço ou atendimento médico. Estamos falando da segmentação de público, um nicho de mercado do marketing segmentado que valoriza as lacunas deixadas pelo marketing massificado, ou seja, destinado a um grande público sem distinção.

Saiba por que investir na segmentação de público e conheça três formas de se fazer marketing digital segmentado na área da saúde.

Entenda por que a segmentação de público é importante na área da saúde
As campanhas de marketing serão direcionadas exatamente a aquele público que elas terão mais impacto. E, por isso, serão muito mais efetivas.

Neste artigo você encontra:

Por que investir na segmentação de público?

Centralizar as ações e estratégias em um público específico apresenta muitas vantagens para todos os tipos de negócios, inclusive na área da saúde. Por isso, oferecer produtos e serviços com foco em determinado grupo aumenta as chances de alcançar o perfil de pessoas que interessa ao especialista ou clínica de saúde, que são potenciais futuros pacientes.

Dessa forma, o marketing médico, aliado ao marketing segmentado, é capaz de melhor posicionar uma marca no mercado, garantindo assim a satisfação do usuário. Apesar do alcance reduzido, as pessoas atingidas são exatamente aquelas que fazem parte do grupo de interesse de determinado serviço de saúde, sendo assim, pode ser uma escolha assertiva por parte do profissional de saúde.

Conheça algumas características do público segmentado

·   Possuem interesses e comportamentos semelhantes, assim como desejos por determinados serviços;

·   Pertencem à mesma faixa etária, gênero e classe social;

·   Possuem opiniões semelhantes em relação aos cuidados com a saúde;

·   Residem na mesma localidade na qual o serviço de saúde é ofertado.

Portanto, para que o investimento no marketing segmentado realmente tenha resultados positivos, é preciso conhecer o público que se deseja alcançar e criar estratégias que impactem na sua vida. Dessa forma, torna-se mais fácil a retenção dos pacientes, assim como a divulgação boca a boca entre eles.

Três formas de se fazer marketing digital segmentado na área da saúde

Redes Sociais

As redes sociais são potenciais ferramentas para as estratégias de marketing digital segmentado. Isso porque, ao se criar um perfil próprio para o tipo de serviço oferecido, é possível produzir conteúdos para determinado público e ser auxiliado, inclusive, pelas métricas ofertadas pelas próprias mídias, para monitoramento e acompanhamento dos resultados – os chamados “insights”.

Dessa forma, os algoritmos conseguem captar a mensagem que se pretende entregar e direciona o conteúdo para determinados públicos para os quais os serviços são destinados, de forma orgânica ou por meio de anúncios pagos, que possuem um custo muito baixo em comparação à publicidade tradicional.

WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo de comunicação utilizado por centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. Por isso, ter um número profissional, que seja usado apenas para o trabalho, é uma estratégia poderosa, uma vez que facilita o contato com os pacientes e promove um maior engajamento.

A ferramenta também pode ser usada para confirmar consultas, enviar resultados de exames, esclarecer sobre dúvidas, divulgar novos serviços, dentre outros.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma ferramenta de marketing que valoriza a informação de qualidade. Dessa forma, o profissional de saúde consegue atrair a atenção de pacientes e, ao mesmo tempo, cumprir sua missão de prevenir doenças e contribuir para a melhoria da saúde da população, independentemente de ser um paciente do consultório ou não.

Portanto, o marketing costuma utilizar estratégias de SEO (sigla de Search Engine Optimization), que é o que permite que o seu site ou a sua clínica apareçam nas primeiras posições do Google. Por isso, vale destacar que ter um domínio e ficar aguardando que as pessoas encontrem o site por conta própria já não é mais suficiente nos dias atuais, sendo necessário estratégias para otimizar o site e seus conteúdos e que permitem que o Google enxergue valor no seu produto.

Ficou interessado no assunto? Agende uma visita com os nossos consultores. Estamos à disposição para esclarecer sobre essas e muitas outras vantagens do uso do marketing na área da saúde.

Publicado por: marketmed

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