Marketing Médico no Mundo Digital

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O Marketing Médico no mundo digital tende a permanecer em evolução. Ou seja, isso acontece não somente pelas transformações que modificam o campo da Medicina e da Saúde, mas também pelas necessidades de adequação aos novos contextos emergentes do mundo contemporâneo.

Dessa forma, um dos exemplos mais atuais de readaptação ao novo cenário se construiu devido à crise sanitária gerada pela pandemia da Covid-19.

No Brasil, o setor Saúde precisou adotar estratégias para preservar e salvar vidas, além de diversas ações para conter a propagação do vírus, com evidentes impactos no sistema de saúde público brasileiro e nas empresas e organizações privadas.

Diante dos reflexos gerados pela pandemia, o mercado de saúde precisou, de forma rápida, se adaptar à nova realidade, para atender as demandas assistenciais provenientes da pandemia, e àquelas que já faziam parte de sua missão.

Somado a isso, as medidas impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para contenção do Coronavírus, proporcionaram a adoção do trabalho remoto, a educação à distância e até mesmo os atendimentos por Telemedicina, que, até então, não eram legitimados por muitos Conselhos Regionais de Medicina em nosso país.

Todas essas estratégias perpassam uma área fundamental para o sucesso de empresas de saúde e que a pandemia somente veio a evidenciar ainda mais a sua importância para a área: o Marketing Médico. Mas, por que ele é tão importante para o sucesso, quando tratamos de temas referentes à medicina contemporânea?

Entenda por que o Marketing Digital tem sido essencial para o sucesso de profissionais e empresas de saúde e as principais estratégias aplicadas à área médica e suas correlatas.

Por que o Marketing Digital tem sido tão fundamental para o sucesso de profissionais e empresas de saúde?

Devido ao novo cenário instaurado, desde o surgimento da pandemia da Covid-19, a área de Marketing vem ganhando força no setor Saúde. Isso porque muitas ações foram reinventadas, para a sobrevivência de negócios, a manutenção de clientes antigos e a conquista de novos, tendo as estratégias de marketing como aliadas para a prestação de serviços, como a utilização de sites e mídias sociais.

Dessa forma, a procura por tendências de Marketing Digital, diante dos novos comportamentos das pessoas, torna-se fundamental para que uma empresa de saúde se mantenha ativa e que atenda às necessidades dos clientes, seja com o atendimento assistencial ou com a oferta de informação de qualidade acessível. Essa visão estratégica acaba por gerar relações de confiança e credibilidade entre os profissionais e empresas de saúde com os seus clientes. 

Dessa forma, estabelecer um relacionamento estreito, esclarecendo dúvidas e investindo em canais digitais que reduzam as barreiras entre o médico-paciente são estratégias que, sem dúvida, agregam valor à empresa de saúde e que a posicionam como a preferência entre os usuários, sendo um passo essencial para a fidelização dos clientes e aquisição de novos.

Qual a importância do Marketing Médico?

O Marketing Digital certamente manterá sua ascensão no pós-pandemia, em especial, pelo aumento do quantitativo de usuários da internet, durante o prolongado tempo de permanência em isolamento social. Vale destacar que o rápido desenvolvimento tecnológico já anunciava a transformação digital e as novas formas de comportamento humano, frente à ciência, tecnologia e inovação.

Porém, somente a partir da crise sanitária instaurada, a busca por recursos aliados à tecnologia foi acelerada, rompendo tabus e legitimando um mercado que utiliza a tecnologia a favor de todos, como é o caso da assistência em saúde e da educação em saúde.

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Quais são as principais estratégias para o Marketing Médico?

Cada negócio precisa ser tratado pela área de marketing como único, assim como deve ser o olhar para os clientes envolvidos. Entretanto, alguns elementos não podem ficar de fora do planejamento de marketing na área da saúde. Conheça alguns deles:

  • Atendimento humanizado;
  • Oferta de canais digitais para relacionamento e diálogo;
  • Promoção de conteúdos de qualidade e de fácil entendimento;
  • Estratégias de geração de autoridade no mercado, retenção de público;
  • Estratégias de reconhecimento enquanto referência na especialidade tratada, seja com posts para blogs, redes sociais e vídeos de educação em saúde.

Além desses elementos, o investimento em um site representa mais do que divulgar o trabalho do profissional de saúde. Em outras palavras, ao notar algum sintoma diferente no dia a dia, antes de buscar por ajuda médica, as pessoas recorrem ao Google para pesquisas sobre o assunto em questão. Nesse sentido, quando encontram um site com informações claras e de qualidade, a identificação faz com que o usuário retorne ao site, siga as redes sociais e se torne um potencial cliente.

Os investimentos em anúncios digitais valem a pena?

Um dos grandes benefícios trazidos pela internet para o mercado foi o surgimento dos anúncios digitais. Eles são produzidos em diferentes formatos e para múltiplas mídias.

Os anúncios feitos pelo Facebook Ads, por exemplo, focam nas audiências do Facebook e do Instagram e costumam ter resultados positivos e mensuráveis, o que não é possível no formato tradicional, como anúncios em jornais e revistas e divulgação por outdoors. 

Porém, para investir em anúncios digitais, a consultoria de marketing é uma estratégia fundamental, pois é preciso estar atento às regras do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre o assunto, de forma a evitar penalidades.

Lembre-se: as pessoas percebem quando uma empresa de saúde e os profissionais que lá atuam estão realmente preocupados com ela.

Dessa forma, investir em estratégias que possam gerar a melhor experiência possível ao cliente é fundamental para construir relacionamentos sólidos e duradouros. Essa deve ser a meta em um cenário marcado por relações líquidas e instantâneas, como bem disse um dos mais renomados pensadores do século XX, o sociólogo polonês, Zygmunt Bauman. 

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