A importância de uma gestão adequada de CRM para clínicas e consultórios médicos

Postado: 4 de agosto de 2023

A gestão eficiente de relacionamento com pacientes é essencial para o sucesso de clínicas e consultórios médicos nos dias de hoje. Nesse contexto, uma plataforma de Gerenciamento de Customer Relationship (CRM), ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, pode ser extremamente útil. Com um CRM personalizado para o setor de saúde, é possível otimizar o atendimento ao paciente, melhorar a fidelização e aumentar a eficiência operacional.

A importância de uma gestão adequada de CRM para clínicas e consultórios médicos
A gestão eficiente de relacionamento com pacientes é essencial para o sucesso de clínicas e consultórios médicos nos dias de hoje.

Navegue pela matéria:

Mas afinal o que é CRM?

CRM (Customer Relationship Management) é uma estratégia de gestão de relacionamento com o cliente que visa a aprimorar a interação com ele e a qualificação do seu atendimento. Não confundir com tecnologia – há programas e aplicativos que também são chamados assim. Mas o que eles fazem, na verdade, é ajudar a aplicar um conjunto de estratégias pensadas para aproximar a empresa a seus clientes.

A abordagem de CRM se baseia em utilizar dados e informações sobre os clientes para desenvolver relacionamentos mais personalizados e significativos, resultando em maior fidelização e satisfação do cliente.

Como uma clínica ou consultório pode aplicar o CRM nas suas estratégias de atendimento?

Em primeiro lugar, um CRM adequado permite que clínicas e consultórios acompanhem, detalhadamente, o histórico dos pacientes, incluindo consultas, tratamentos e exames realizados. Com essas informações centralizadas e acessíveis em tempo real, os profissionais de saúde podem oferecer um atendimento mais personalizado e eficiente, levando em consideração as necessidades e preferências individuais dos pacientes.

O uso de uma plataforma ou programa de CRM facilita a comunicação com os pacientes, permitindo o envio de lembretes de consultas, resultados de exames e informações relevantes sobre cuidados com a saúde. Essa interação frequente e personalizada aumenta o engajamento dos pacientes e fortalece o vínculo com a clínica, contribuindo para a fidelização e, consequentemente, a geração de recomendações boca a boca.

Em resumo, a adoção de uma plataforma de gerenciamento de CRM é uma decisão estratégica para clínicas e consultórios médicos que buscam aprimorar seus serviços e proporcionar uma experiência de atendimento de excelência. Com a eficiência operacional e a satisfação do paciente em foco, essa ferramenta moderna auxilia no crescimento e no fortalecimento da reputação da instituição médica no mercado.

A implantação dessa ferramenta de marketing é fácil de ser implantada nas clínicas?

Hoje é possível utilizar plataformas e programas personalizados para aplicar o CRM em uma clínica ou instituição de saúde. Temos várias opções de plataformas disponíveis no mercado brasileiro como a RD Station (rdstation.com), a Mondey (mondey.com) e a HubSpot (hubspot.com). No entanto, é importante entender que essas plataformas não “pensam estratégias”; elas ajudam a aplicá-las. Baseadas em processos pré-estabelecidos, elas são capazes de fazer contatos periódicos com os cadastrados e gerenciar os retornos e, assim, obter respostas (de vendas, de consultas, de autorização de uso de dados etc.). Mas, antes, há de se estabelecer parâmetros como: perfil do público que se quer atingir, tempo de retorno esperado, formatos de comunicação a serem usados, análise de resultados etc.

Ao leigo, pode ser complicado utilizar uma plataforma de CRM devido à série de informações e processos necessários para fazê-la funcionar adequadamente. Então, contar com uma assistência especializada nesse sentido será bastante útil. Agências especializadas em marketing de saúde, como a MarketMed possuem profissionais treinados para essa gestão e contar com um deles certamente otimizará os resultados.

Redigido por Nori Carneiro, Consultor Sênior em Marketing Médico e Sócio da MarketMed – Consultoria e Marketing Médico

Publicado por: marketmed

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *