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Uma nova era para a telemedicina

Postado: 24 de junho de 2020


A área da saúde foi a mais impactada pela pandemia da COVID-19, com desafios inéditos enfrentados em escala global. Crises desta magnitude costumam ser acompanhadas por mudanças de paradigmas e, neste sentido, uma nova era para a telemedicina parece ter sido antecipada pelas circunstâncias.


A partir da lei emergencial de regulamentação da modalidade (nº 13.989, de 15 de abril de 2020) o mercado se adaptou rapidamente e grandes players na área de saúde incluíram as consultas online entre os serviços oferecidos durante a crise. A regularização definitiva da telemedicina parece ser uma questão de tempo. Você está preparado(a)?


Se as novas tecnologias demandam novos aprendizados, também podem representar oportunidades.


As consultas remotas têm limitações que devem ser esclarecidas previamente para o paciente, podendo ser bastante úteisem muitos casos. O teleatendimento inclui basicamente os mesmos passos da consulta presencial – com exceções óbvias. Conforme a lei vigente, uma das novidades é a necessidade de informação em prontuário sobre o meio digital utilizado. O WhatsApp é o aplicativo mais popular e acessível. Uma boa dica é não utilizar seu número pessoal, para evitar contatos em horários inapropriados.  

A teleconsulta não é mais o futuro. É o presente.


Aspectos éticos e legais inerentes ao exercício da medicina permanecem intactos, como a questão da confidencialidade: quando o profissional opta pela gravação da consulta, por exemplo, os critérios de sigilo médico devem ser adotados em relação ao arquivo, com as salvaguardas necessárias. O profissional deve solicitar autorização para a gravação e, em caso de solicitação pelo paciente, o vídeo deve ser enviado. Existem aplicativos específicos para a gravação de chamadas de vídeo –- vale a pena fazer um teste antes de gravar uma consulta.  


Alguns profissionais optam por realizar as consultas online a partir de seus consultórios, o que pode ser favorável sob alguns aspectos. Caso o médico esteja em casa, uma sugestão é organizar o local de modo que o ambiente transmita confiabilidade e segurança. Deve-se evitar eventuais interrupções ou ruídos que prejudiquem o entendimento por parte do paciente. 


Novos aprendizados e estratégias são necessárias para aproveitar todo o potencial da telemedicina. Cada vez mais, uma presença estruturada e sólida nas redes pode fazer toda a diferença. O marketing médico requer uma abordagem específica na linguagem empregada e na conformidade do conteúdo em relação às normas do CFM. Conte com assessoria especializada para alavancar seus negócios – entre em contato com a MarketMed e saiba mais.



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Publicado por: marketmed

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