Consultoria de Marketing: quando investir?

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A consultoria de marketing médico vai muito além de ações pontuais para convencer pessoas a optarem por determinados serviços ou para promover um profissional ou clínica de saúde. Aliás, essa autopromoção não é vista com bons olhos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e nem pela maioria das pessoas que pesquisam na internet.

Em buscas nas redes sociais ou nos buscadores da Web, o usuário normalmente procura a solução da sua “dor”. Todos têm incômodos e encontram na internet facilidades para tentar resolvê-los. Dessa forma, quando o profissional ou clínica de saúde está diante da pessoa interessada no seu tipo de negócio, as chances de “ganhar” um cliente são enormes.

Mas, antes que isso aconteça, é preciso investir tempo e trabalho. Mas como conciliar as agendas de médicos, clínicas e demais profissionais de saúde com toda a dedicação exigida pelos canais digitais?

Desse modo, entenda por que clínicas, médicos e demais profissionais de saúde devem contar com uma agência especializada. Além disso, veja por que você não deve adotar estratégias iguais às da sua concorrência.

Uma agência especializada em marketing médico é fundamental para conseguir os resultados desejados, respeitando a legislação vigente

Nesse artigo você vai ver:

Por que adotar as mesmas estratégias de marketing médico que o meu concorrente pode ser um grande erro? 

Você até pode adotar estratégias que pareçam, para você, iguais às utilizadas pela concorrência, mas os resultados podem não ser os mesmos. Isso porque toda estratégia de marketing precisa ser cuidadosamente estudada, planejada, com a definição de público-alvo e objetivos a serem alcançados, dentre outros elementos, o que certamente não serão iguais para todos os negócios.

É preciso avaliar o quanto vale a pena embarcar nesse mundo do marketing médico sozinho, sem uma consultoria especializada. Trata-se de uma área muito específica, regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em relação às normas de publicidade médica, o que requer cuidados extras.

Por que contratar uma consultoria de marketing médico?

Como já mencionado, você não precisa contratar uma consultoria de marketing médico para utilizar os canais digitais. Mas, para que o trabalho seja realizado com eficiência e com foco nos resultados, é preciso muita dedicação e acompanhamento. Ou seja, planejamento, execução, monitoramento diário e análises de métricas são alguns dos pontos que merecem atenção. 

Tudo isso só é possível com investimento em tempo para criar e desenvolver estratégias específicas. O profissional de saúde ou clínica precisa estar dedicado à realização de outras funções tão importantes para a manutenção do negócio, inclusive no atendimento dos pacientes e a qualificações na área de atuação. Por esse motivo, um serviço de consultoria em marketing médico se faz tão necessário.

Por isso, ter o apoio de uma agência de marketing que seja especializada na área médica é, de fato, fundamental para atrair novos clientes e fidelizar os antigos, em consonância com as regras estabelecidas pelo CFM para assuntos referentes à publicidade na Medicina e com as boas práticas de trabalho.

Benefícios da consultoria de marketing médico

  • Atração de novos clientes;
  • Fidelização dos clientes antigos;
  • Melhora da reputação e do posicionamento de imagem;
  • Maior visibilidade dos serviços ofertados;
  • Estreitamento  das relações entre médico-paciente;
  • Maior reconhecimento de mercado;
  • Aumento do faturamento constatado pelas métricas analisadas;
  • Eliminação das chances de punição pelo não cumprimento de regras estabelecidas pelo CFM;
  • Ajuda ao orientar a população em geral sobre os cuidados com a saúde.

De que forma o profissional autônomo ou gestor de clínica de saúde pode contar com uma agência especializada?

Se você chegou até aqui, certamente tem conhecimento do quão trabalhoso é até conseguir alcançar os resultados desejados. A produção de postagens para as redes sociais faz parte do trabalho de marketing médico, mas é uma pequena etapa do processo.

Existe uma fase que antecede a publicação de posts, que é o planejamento das ações e o alinhamento das estratégias junto ao profissional que contratou os serviços. Além disso, após a execução da ação, é preciso avaliar não apenas as métricas alcançadas, mas também conseguir interpretar as razões que levaram ao alcance dos números, sejam eles positivos ou negativos. 

Isso envolve um amplo conhecimento da concorrência e muita expertise na área médica e de marketing, sendo um processo de constante aprendizado, até que se chegue à posição de mercado que se pretende ocupar.

Lembre-se: Assim como a Medicina exige do profissional uma constante atualização, o Marketing Médico também. Novas modalidades e regras surgem a todo momento e, caso precise de uma consultoria sobre o assunto, agende uma conversa conosco!  Estamos aqui para ajudá-lo sempre que precisar.

Por MarketMed Consultoria

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