Por que as Métricas de Marketing são Importantes?

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As métricas de marketing digital para a saúde podem ser uma régua para o sucesso de um consultório ou clínica. Sua importância é reforçada pela constante transformação do mercado, permitindo que as pessoas aumentem suas exigências e valorizem experiências mais personalizadas.

Por isso, instituições e profissionais da saúde têm procurado cada vez mais as iniciativas de marketing, para garantir sustentabilidade em suas ações. O objetivo é gerar mais oportunidades e diferenciais para suas empresas e seus clientes.

Mas você sabia que o marketing digital para a saúde ajuda a atrair novos clientes e fidelizar os antigos, melhorando o posicionamento e credibilidade no mercado?

Entenda por que as métricas de marketing são importantes para as empresas e os profissionais de saúde. Além disso, veja como acompanhar o seu investimento nessa área.

As métricas de marketing para médicos ajudam a entender o comportamento do público e efetividade de investimentos em campanhas

Por que as métricas de marketing são importantes para as empresas e profissionais de saúde?

As métricas são essenciais para acompanhar e mensurar os dados de uma empresa. Elas oferecem direcionamento às estratégias escolhidas para determinado período e permitem conhecer “as dores” e interesses do seu público e, a partir de então, planejar novas oportunidades de ação.

Portanto, as métricas se relacionam com o processo de gestão de uma empresa. Assim, auxiliam na tomada de decisão, a partir de dados reais, deixando mais claros processos de conversão de visitantes em leads e em prospects. Nesse sentido, o aumento quantitativo e qualitativo na clientela ocorre em consonância com um trabalho de marketing digital planejado e focado nessas metas.

Conheça algumas métricas para acompanhar o seu investimento em marketing digital

  •    ROI (Retorno sobre Investimento)

O ROI permite saber quanto dinheiro a empresa perdeu ou ganhou com os investimentos realizados em cada canal. Trata-se de um indicador sobre o retorno financeiro das ações ou campanhas. Em outras palavras, é um instrumento para identificar o que funciona e o que deve ser repensado.

  •       CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

O CAC mostra o investimento que a empresa faz para conquistar cada novo cliente. Ou seja, quanto custa para atrair novas pessoas para o consultório. Dessa forma, abrange todas as etapas do chamado “funil de vendas”: desde as estratégias para atrair visitantes, conversão em leads, até que se chegue, finalmente, à condição de prospects.

O cálculo envolve custos para a captação de pacientes. Engloba estratégias de marketing digital, tempo dedicado a cada atendimento assistencial, dentre outros dados importantes para o negócio. Além disso, se divide pelo total de pacientes que foram atendidos durante o período em avaliação.

  •       CHURN RATE

Uma empresa que possui receita recorrente, ou seja, que se repete ao longo dos meses, consegue se manter estável com maior facilidade. Dessa forma, existe um menor churn rate. Essa métrica permite identificar o período de maior desistência de clientes/pacientes sobre o atendimento/serviço. Nesse sentido, serve de alerta para repensar as estratégias de marketing para reverter essa situação.

A análise de métricas pode mudar o seu futuro profissional

Por fim, é importante destacar que com foco na análise das métricas é possível conhecer os anseios dos clientes e entregar a melhor experiência. Além das métricas apresentadas nesse artigo, cada canal digital tem métricas específicas para ajuda na tomada de decisão, fidelizando clientes e captando novos.

Caso você tenha dúvidas de como praticar as estratégias mencionadas aqui, a MarketMed está sempre à disposição para esclarecer suas dúvidas. Temos consultores capacitados sobre os diversos pontos que tornam a presença digital do seu negócio imprescindível.

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